Atuando no mercado há 10 anos, o arquiteto londrinense Ricardo Grangera, fala da profissão, da relação com os clientes e fornecedores.
Aproveitamento de espaço é a peça chave hoje em dia, falando em decoração. Os projetos de hoje desafiam cada vez mais arquitetos e decoradores no momento de planejar como o morador pode ter qualidade de vida com pouco espaço disponível. Como você ajuda nesse processo, onde a expressão “menos é mais” é uma questão de necessidade?
Palavra chave para o melhor aproveitamento é “planejar”. Cada centímetro em pequenos espaços vale muito, e saber exatamente que função e o que realmente terá nesses espaços é fundamental. É um “quebra-cabeça”, planejar para organizar cada móvel e objeto em seus respectivos lugares para obter o melhor resultado, sempre respeitando as medidas e compatibilizá-las entre espaço e mobília. “Menos é mais” quando se prioriza o bem estar e o conforto, sem deixar de lado a estética, a funcionalidade e claro, o gosto de quem vai utilizar o espaço.
O conceito de sustentabilidade está presente em muitos projetos atualmente. Elementos naturais como a madeira vêm ganhando destaque e seu uso é pedido por grande parte dos clientes. Você, como arquiteto, que acompanha essa mudança na preferência dos seus clientes, pensa que a madeira veio pra ficar? Quais elementos podem vir depois dela? E quais podem estar com os dias contados?
Hoje em dia é necessário pensarmos em sustentabilidade, uma casa deve ter captação de água de chuva, telhas ecológicas, entre outros sistemas disponíveis no mercado. A reciclagem de materiais como a madeira se tornou usual não só na construção, mas também na decoração e continuará sendo usada por muito tempo, pois traz aconchego ao espaço. Não acredito na substituição da madeira por outro material sustentável, mas na valorização de materiais com processos artesanais como as cerâmicas feitas à mão. As indústrias que se utilizam de materiais poluentes estão com os dias contados.
As tendências acabam se tornando quase que iguais, hoje em dia. Como você busca inspiração em seus projetos para agradar o cliente e ao mesmo tempo deixar uma marca registrada de originalidade?
Num bom projeto, a inspiração é a cumplicidade entre profissional e cliente. As tendências são referências, mas nem sempre regem o projeto, em meus projetos prefiro propor uma base mais limpa e clara, utilizando materiais naturais e a mistura harmônica de estilos e etnias, essa é a minha marca. Para cada projeto há situações particulares, pessoas, hábitos, costumes e sonhos. Organizar essas situações é priorizar o bem estar do morador, a originalidade é conseqüência desse resultado.
Um dos passos decisivos para o sucesso do projeto é a escolha dos fornecedores. Como você vê este mercado hoje em dia? Qual o segredo para uma empresa se conceituar como preferência de arquitetos e decoradores?
Costumo dizer aos meus clientes que a boa empresa não é aquela que não dá problema e sim a que resolve o problema. Nem só de cumprimento de prazo, preço justo e entrega do que foi comprado em perfeitas condições vive a relação cliente/fornecedor, mas a pós-venda é importantíssima, manutenção, ajuste e também honrar com as devidas garantias, fortalecem a parceria com os profissionais de arquitetura e conseqüentemente com os clientes.
Veja alguns projetos de Ricardo:
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